Sociedade
OMS lança plano para combater aumento da dengue
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou hoje um plano estratégico global para combater o aumento da dengue e outras doenças arbovirais transmitidas pelo Aedes para reduzir o peso da doença, o sofrimento e as mortes que estas provocam.
O Plano Estratégico Global de Preparação, Prontidão e Resposta (SPRP) define acções prioritárias para controlar a transmissão e oferece recomendações aos países afectados em vários sectores, incluindo a vigilância da doença, as actividades laboratoriais, o controlo dos vectores, o envolvimento da comunidade, a gestão clínica e a investigação e desenvolvimento, através de uma abordagem regional e de toda a sociedade.
Doença viral transmitida por mosquitos que ocorre em áreas tropicais e subtropicais, pessoas infectadas com o vírus pela segunda vez têm um risco significativamente maior de desenvolver doença grave.
Os sintomas da dengue são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.
O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalares.