Connect with us

Mundo

OMS: África soma quase 30 mil casos suspeitos de mpox este ano

Published

on

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou esta segunda-feira, 23, que foram registados até agora em África quase 30 mil casos suspeitos este ano.

Segundo a OMS, a maioria deles na República Democrática do Congo, onde os testes acabaram, o vizinho centro-africano do Congo, Burundi, também foi atingido por um surto crescente, acrescentou.

O  órgão de saúde da ONU disse em seu relatório, que mais de 800 pessoas morreram de suspeita de mpox em todo o continente naquele período.

Entretanto, a declaração da OMS não forneceu números comparativos de anos anteriores. A agência de saúde pública da União Africana disse que 14.957 casos e 739 mortes foram relatados em sete estados afectados em 2023 – um aumento de 78,5% em novos casos em relação a 2022.

Houve 29.342 casos suspeitos e 812 mortes em toda a África de Janeiro a 15 de Setembro deste ano, de acordo com o relatório da OMS.

Um total de 2.082 casos confirmados foram relatados em todo o mundo somente em agosto, o maior número desde novembro de 2022, disse a OMS.

Radio Correio Kianda

Colunistas