África
Oito mortos em dia de tomada de posse de novo Presidente em Moçambique
Segundo o levantamento feito pela plataforma eleitoral Decide, pelo menos oito pessoas morreram hoje, nas manifestações pós-eleitorais em Moçambique, dia da tomada de posse do novo Presidente moçambicano, Daniel Chapo.
Os dados daquela Organização Não-Governamental moçambicana, que monitoriza os processos eleitorais, apontam para três mortos nas manifestações de hoje na província de Maputo, dois na cidade de Maputo, sul do país, e três em Nampula, no norte, elevando a 308 o total de óbitos desde o início das manifestações pós-eleitorais em Moçambique.
E o membro sénior da Frelimo, Tomás Salomão apontou a reconciliação da família moçambicana, como o grande desafio do Presidente Daniel Chapo, empossado esta quarta-feira, apelando-o a mostrar-se aberto ao diálogo com outros actores políticos para que o país ultrapasse o clima tenso que vive actualmente.
No seu discurso inaugural como Chefe de Estado Daniel Chapo, manifestou as linhas de força sobre o reforço de cooperação com instituições regionais e internacionais.
Chapo, apelou a união, força e determinação para vencer os desafios, para se alcançar a mudança, trabalhando juntos como uma nação, com base a transparência.