Connect with us

Sociedade

Oito mil mulheres sofrem de fístula obstétrica no país

Published

on

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apresentados, esta semana, pela directora do Hospital Anzacot de Menezes, informa que um total de 8 mil mulheres sofrem com casos de fístula obstétrica em Angola.

Segundo Manuela Mendes existe uma equipa de profissionais que tem trabalhado nas províncias em campanhas de sensibilização e nas cirurgias. Explicou também durante a Jornada Nacional sobre a Fístula Obstétrica, que o assunto em causa é um problema muito comum nos países africanos.

O relatório apresentado indica que as campanhas de sensibilização permitiram operar 100 a 200 mulheres com o problema de fístula no país. Manuela Mendes explicou que há pouca disponibilidade de médicos, para realizar a operação e de aceitarem este trabalho de forma voluntária.

A segunda fase da campanha, está previsto para o 7 de Janeiro de 2023, na província do Bié. “Escolhemos esta província por ter um hospital com todas as condições para recepcionar os doentes e operar da melhor maneira possível”, destacou.

A directora do hospital acrescentou ainda que está prevista, dentro de meses, a construção de uma escola especializada para cirurgiões obstetras em reparação da fístula.