Sociedade
OIT aborda concretização dos ODS com movimentos sindicais
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está a realizar, de 15 a 17 de Outubro, em Luanda, o fórum nacional com os movimentos sindicais angolanos para a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no país.
No primeiro dia, a coordenadora do programa da OIT em Angola, Denise Monteiro, falou da importância da parceria dos sindicatos no âmbito do desenvolvimento económico.
Já Lorenzo Mancini, do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentou a visão geral dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e da sua importância.
Os temas deste primeiro dia versaram sobre o painel ‘Os sindicatos e os Objectivos de Desenvolvimento sustentável.
Para esta quarta-feira, no painel ‘ODS 5 – Igualdade de género, serão abordados temas ligados a compreensão, diversidade, equidade e igualdade de género bem como a promoção da liderança para a igualdade de género nos sindicatos.
Já na quinta-feira, 17, último dia do encontro, os participantes vão abordar o painel os ‘ODS 1 – erradicação da pobreza’.
Neste painel serão abordados aspectos ligados a causas e implicações da pobreza para os trabalhadores, bem como a protecção social.
Participam do fórum 30 participantes das centrais sindicais, entre dirigentes e representantes sindicais, membros de sindicatos das 18 províncias e do Comité Nacional da Mulher Sindicalizada.
A actividade é realizada no âmbito do projecto “Expansão da Segurança Social para Apoiar a Formalização da Economia Angolana”, implementado pela OIT Angola e financiado pela União Europeia.