Connect with us

Sociedade

Oficina em comunicação de crise capacita profissionais

Published

on

Sob o lema “com conhecimento, mais eficácia na comunicação”, teve início, nesta sexta-feira, 9 de Dezembro, no auditório do Cefojor, em Luanda, uma acção de capacitação dirigida a jornalistas, profissionais da comunicação institucional, líderes comunitários e influenciadores digitais, essencialmente com objectivo de reforçar as competências e fornecer técnicas fundamentais ao tratamento de situações de crise.

Na abertura do evento, o Director Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTICS), João Demba, começou por agradecer a colaboração e apoio do UNICEF e do CEFOJOR para a realização da acção.

João Demba realçou a importância da acção, dada a necessidade dos profissionais que actuam no sector da comunicação estarem melhor e mais bem preparados, para tratar de informações em cenários e situações de informação de crise, uma vez que estas progressivamente tendem a assumir um cenário de previsivibilidade muito maior e por isso, podem ser melhor geridas do ponto de vista da comunicação, sendo a informação, um dos elementos chaves para mitigar os efeitos negativos das crises.

O director Nacional de Informação e Comunicação Institucional disse ainda que sendo esta acção de capacitação parte de uma ampla estratégia de formação dos profissionais da Comunicação Social, executada simultaneamente com o programa de modernização e melhoria das condições sociais das empresas e profissionais da comunicação social, liderados pelo ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

A acção de capacitação, que teve início nesta sexta-feira, visa ainda, segundo o responsável, iniciar a criação e constituição de uma Rede de Profissionais da Comunicação, especialistas no tratamento de informação ligada a situações e ou cenários de crise.

Ma sessão desta sexta-feira foram abordados hoje temas como os Dados sobre a situação epidemiológica da vacinação de rotina e Covid-19; Como lidar com a desinformação e rumores em situação de crise, além de técnicas de engajamento e mobilização comunitária.

Neste sábado estão reservados temas e práticas sobre o papel do jornalista em situações de crise, bem como o papel do jornalista para a mudança social de comportamento.

Participam da acção de capacitação, cerca de 35 profissionais da comunicação, entre jornalistas de Órgãos Públicos e Privados de Comunicação Social, funcionários de Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa de Departamentos Ministeriais, Líderes Comunitários e Influenciadores Digitais.