Mundo
Obama destaca “integridade, persistência e otimismo” de Kofi Annan
O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama destacou “a integridade, a persistência e o otimismo” de Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Prêmio Nobel da Paz que morreu neste sábado, aos 80 anos.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, Obama lembrou que Annan foi “um diplomata e humanista que incorporou a missão das Nações Unidas como poucos”
“Muito após ter rompido barreiras, Kofi nunca interrompeu a sua busca de um mundo melhor, e teve tempo para motivar e inspirar a geração seguinte de líderes”, ressaltou o ex-presidente americano, que concluiu a nota com condolências à família do diplomata.
Os parentes informaram a morte de Kofi Annan pelo Twitter. De acordo com o comunicado, o ex-secretário-geral da ONU era tratado de uma doença em um hospital da Suíça, sem oferecer mais dados.
Líder da ONU entre 1997 e 2006 e Prêmio Nobel da Paz de 2001, Annan se manteve em atividade até os últimos dias de vida, comandando a delegação da ONG The Elders, fundada por Nelson Mandela, que visitou o Zimbábue durante o processo eleitoral no final de julho.