Connect with us

Sociedade

OAA: eleição do bastonário agendada para Dezembro

Published

on

O Presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Advogados de Angola convocou na terça-feira última, em sessão extraordinária, a Assembleia Eleitoral para a eleição do Bastonário, do Conselho Nacional de direcção e direcção provincial de Luanda.

O actual Bastonário Luís Paulo Monteiro socorreu-se dos estatutos da OAA e, no uso das competências que lhe confere nos termos do número 1, da alínea e) do artigo 31º e de harmonias com o estabelecido no número 2 do artigo 2º, as eleições naquele órgão terão lugar no dia 15 de Dezembro do ano em curso.

Segundo o documento que a Rádio Correio da Kianda teve acesso, poderão votar a eleição do Bastonário todos os advogados com inscrição em vigor na Ordem, com quotas regularizadas.

A campanha eleitoral poderá ter a duração de 20 dias, antes da data marcada para o acto eleitoral.

Entretanto, o Correio da Kianda sabe, que alguns advogados já preparam as baterias para corrida, à sucessão de Luís Paulo Monteiro, na condução da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), o jurista Sebastião Vinte e Cinco é apontado como um dos aspirantes ao cadeirão máximo da ordem, teria sido o primeiro a depositar a sua candidatura para o ciclo 2024- 2026.

Para além de Sebastião Vinte e Cinco, fala-se também de outros advogados como Correia Pongolola e José Carlos Miguel que aspiram ao cargo de Bastonário da Ordem dos Advogados.

A galeria da OAA conta com passagens de Manuel Gonçalves (1996-2002), Raul Araújo (2003-2005), Manuel Vicente Inglês Pinto (2005-2011), Hermenegildo Cachimbombo (2012-2017) e o actual Luís Paulo Monteiro (2018- 2023).

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *