Connect with us

Partidos Politicos

O que está em causa neste Congresso Ordinário da JMPLA?

Redação

Published

on

Domingos Betico Francisco e Cispriano dos Santos, são candidatos à liderança da juventude do MPLA.

O que é a JMPLA?
A JMPLA é uma organização política de jovens ligada ao MPLA. Conta com militantes entre os 15 e os 35 anos. A JMPLA dispõe de autonomia organizativa em relação ao Partido MPLA e é também chamada a participar na elaboração das listas do partido para as eleições.

O que está em causa neste Congresso Ordinário da JMPLA?
Neste congresso há dois candidatos a suceder Sérgio Luther Rescova Joaquim na liderança da “jota”. Domingos Betico de 28 anos de idade, membro mais jovem do Comité Central do MPLA e Coordenador de Disciplina e Auditoria do Comité Provincial do MPLA no Cuanza Norte, e Crispiniano dos Santos, que faz 35 anos em Março de 2020 ( idade limite para cessar militância da JMPLA), e é actualmente primeiro Secretário Provincial da JMPLA no Cunene.

O que defendem os candidatos?

Domingos Betico quer “adequar a JMPLA as transformações políticas, económicas e sociais em curso em Angola”, enquanto que Crispiniano dos Santos, apresenta a experiência adquirida na JMPLA, como base para assegurar uma boa liderança.

Quando e onde decorre este Congresso Ordinário?
O VIII Congresso Ordinário da JMPLA decorre em Luanda entre 10 e 12 de Outubro.

João Lourenço vai estar presente no encerramento do congresso?

Apesar de não ser inédito, não tem sido comum nos últimos congressos da JMPLA, o presidente do MPLA marcar presença. Mas, pode surpreender e marcar presença, por tratar-se de um Congresso histórico, e primeiro após ser consagrado líder dos camaradas.

O que dizem os delegados?

Alguns delegados ouvidos pelo Correio da Kianda, dizem existir  um mal-estar entre muitos dirigentes da JMPLA que vão cessar, e como querem continuar a comandar a JMPLA do jeito como estão habituados, logo, vêm no Domingos Betico uma ameaça ao “status quo”.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *