" />
Conecte-se agora

Opinião

O que as entrevistas colectivas fazem por João Lourenço

Ladislau Neves Francisco

Publicados

on

- 05154a1a1 e0b7 435a ab61 cd3301010242 - O que as entrevistas colectivas fazem por João Lourenço

As entrevistas colectivas do Presidente João Lourenço marcam um claro diferencial entre ele e o anterior presidente, José Eduardo dos Santos, mas não apenas isso:

As entrevistas são uma boa oportunidade (criada pelo próprio PR) de na primeira pessoa responder e clarificar as muitas interrogações que com andar do tempo, quase que naturalmente surgem nos muitos segmentos da sociedade. E como bónus, ainda tem o efeito colateral que vem com a forma espontâneo e frontal com que João Lourenço responde e lida com os jornalistas, desmistificando a ideia de que o PR é um ser superior e a parte de tudo e todos; sorri, faz perguntas e até piadas das quais os jornalistas e mesmo quem quer que esteja em casa, ri.

As entrevistas são portanto mais que meros momentos de esclarecimentos onde apenas se abordam as questões da sociedade, antes porém são verdadeiros espaços de aproximação entre o PR e os jornalistas e mesmo e a sociedade em geral que acaba por se ver representada pelos jornalistas que neste e naquele momento específico colocam aquela questão quente, que felizmente é sempre respondida e quase que de forma imediata; transmitindo a certeza de que o mais alto mandatário do Estado domina os assuntos e não tem medo de falar sobre nada. Acabando por ter bom desempenho no embate com os jornalistas, que como fiz menção acima, não é uma mera entrevista colectiva, é mesmo um importante acto de avaliação da capacidade do líder do Estado.

Na última entrevista ressalta a forma como respondeu aos jornalistas que fizeram mais de uma pergunta  e como a despeito de ego, pediu que lhe explicassem sempre que não dominasse a ideia da pergunta feita.

A forma humana como lida e responde, a forma frontal como encara cada questionamento e todos outros quinhentos, pintam o PR com contornos humanos, o que não é anormal, mas é novo para nós. Portanto, as entrevistas estão a dar-lhe o que nem mesmo muitos anos de poder lhe dariam, contornos de humano normais e a aproximar-lhe das massas sem nenhum movimento forçoso.

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (167)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (8)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (10)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (41)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação