Economia
O país ainda é muito dependente do petróleo e sem tais receitas talvez já tivesse falido”, afirma Ministra das Finanças
A ministra das Finanças, Vera Daves, afirmou hoje, durante um encontro com os grandes contribuintes, que se o país fosse incapaz de pagar as suas contas recorreria a um resgate financeiro.
O resgate é uma ajuda financeiera concedida ao sistema financeiro de um país em défice público, sob diversas condições impostas pelos financiadores.
Vera Daves, que agradeceu a classe dos grandes contribuintes pelos esforços e colaboração no processo de arrecadação de receitas, disse por outro lado, que sem receitas petrolíferas Angola talvez tivesse falido.
“ O país ainda é muito dependente do petróleo e sem tais receitas talvez já tivesse falido”, afirmou a ministra, que a seguir elogiou os grandes contribuintes por terem contribuído para os cofres do Estado, em 2021, com receitas calculadas em 1.6 biliões de kwanzas.
Segundo a responsável, as receitas não petrolíferas contribuíram muito para as contas do Estado e os grandes contribuintes cooperaram bastante nesse processo.
São considerados grandes contribuintes todas as empresas que pela sua natureza sejam assim consideradas, como empresas públicas de grande dimensão, instituições financeiras bancárias, seguradoras e resseguradoras, sociedades gestoras de fundos de pensões e fundos de pensões, sociedades prestadoras de serviços de pagamentos, sociedades de microcrédito, companhias petrolíferas e companhias diamantíferas com volume de negócios igual ou superior a cinco mil milhões Kz por ano, empresas operadoras de telecomunicações e empresas que operam em regime de monopólio.
Os grandes contribuintes, cujo estatuto foi criado em 2013 – e a primeira lista divulgada em 2014 -, têm um acompanhamento especial, de maior proximidade, por uma repartição própria.
Fonte: ANGOP