Connect with us

Bastidores

O nome de código com que João Lourenço é tratado

Redação

Published

on

Sabia que o presidente da República tem um nome secreto – agora não mais – em forma de código que é usado pela sua equipa de seguranças e pelos seus colaboradores mais próximo?

No passado, os codinomes do Serviço Secreto tinham o importante propósito de “enganar” inimigos que espionavam as comunicações do governo. Desde que a tecnologia permitiu que as conversas fossem criptografadas, porém, os apelidos servem apenas para agilizar a comunicação entre os agentes.

Na Inglaterra, segundo a imprensa local, os guarda-costas não se referem à monarca como sua majestade, mas sim como “S”, que vem de “Sharon”.

O historiador da realeza Hugo Vickers deu conta que há uma enorme probabilidade destas informações serem verdadeiras, uma vez que o nome deverá ser simples e ao mesmo tempo icónico.

A título de curiosidade, o nome usado por Obama era “Renegade” e por Donald Trump é “Mogul”.

Em angola, o nome usado pela sua equipa de segurança e colaboradores próximo, para fazer referencia a João Lourenço é “Deng” que vem de Deng Xiaoping, conhecido como reformador e criador do socialismo de mercado, na qual João Lourenço se inspira.

Deng Xiaoping, foi secretário-geral do Partido Comunista Chinês e líder político da República Popular da China entre 1978 e 1992, tendo criado o designado socialismo de mercado, regime vigente na China moderna e que posteriormente foi adaptado pelo MPLA.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (75)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (14)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD