Mundo
Número de mortos por cólera sobe para 21 na África do Sul
O número de mortos após um surto de cólera em Hammanskraal, na África do Sul, subiu para 21, com um aumento também no total de casos confirmados.
As autoridades locais anunciaram a morte de mais uma pessoa esta sexta-feira, 26, um dia depois de o departamento de saúde de Gauteng anunciar a vigésima morte desde o início da doença diarreica aguda.
O departamento disse que o número de casos de cólera “confirmados em laboratório” tratados no Jubilee Memorial Hospital em Hammanskraal aumentou para 44.
Ontem, o departamento de saúde do Estado Livre local anunciou que havia registado a sua primeira morte relacionada ao cólera.
No início de Fevereiro, a África do Sul relatou dois casos importados da doença do Malauí. O marido de um dos dois primeiros casos também deu positivo mais tarde.
Embora a cólera não seja endêmica na África do Sul, a partir de então, as autoridades sanitárias apelaram para vigilância e higiene em meio a temores de transmissão local da doença.
Os vizinhos do Malauí, Moçambique e Zâmbia também relataram casos de cólera, enquanto a Etiópia, Quênia e Somália no Leste estão respondendo a surtos em meio a uma terrível e prolongada seca.
Na África Ocidental e Central, houve casos em Camarões, na República Democrática do Congo e na Nigéria.