Ligar-se a nós

Politica

Novos municípios querem melhores vias para escoar produção e atrair investimentos

Publicado

em

Os novos municípios angolanos defendem a melhoria das vias de acesso como uma das principais condições para dinamizar a produção local, facilitar o escoamento de bens e criar um ambiente mais favorável à atracção de investimentos.

A preocupação foi apresentada durante o Fórum das Cidades e Municípios, realizado este fim-de-semana, onde administradores municipais destacaram o potencial agrícola das novas circunscrições, mas alertaram que a falta de estradas continua a limitar o aproveitamento dos recursos disponíveis.

Na Lunda-Sul, o administrador municipal de Alto Chicapa, José Tchicangi, afirmou que o município dispõe de solos aráveis e condições favoráveis à agricultura, mas enfrenta dificuldades para transformar esse potencial em actividade económica devido à insuficiência das vias de acesso.

“Não há nada que se possa fazer sem acesso. O município tem potencial, possui solos aráveis propícios à agricultura, mas não se pode avançar por falta de estradas”, afirmou.

O responsável destacou igualmente a localização estratégica de Alto Chicapa, que permite estabelecer ligações com as províncias do Bié, Malanje e Moxico. No entanto, as limitações na circulação dificultam o escoamento da produção agrícola e condicionam o desenvolvimento de sectores como o turismo.

Para José Tchicangi, a melhoria das acessibilidades poderá permitir aos produtores chegar a outros mercados, estimular a actividade económica e criar condições para a entrada de novos investimentos.

Em Babaera, o administrador municipal Domingos Bandula também apontou a agricultura como uma das principais áreas com potencial para impulsionar a economia local.

O responsável considera, entretanto, que a insuficiência de infra-estruturas nos sectores dos Transportes, Saúde e Educação continua a constituir um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do município.

Domingos Bandula espera que as discussões realizadas durante o fórum contribuam para encontrar soluções para a reabilitação e melhoria das vias de acesso, de modo a facilitar a circulação de pessoas e bens.

Segundo o administrador, melhores acessibilidades poderão igualmente criar condições para a atracção de investimentos e expansão das actividades produtivas, permitindo aos novos municípios transformar os seus recursos e potencialidades em oportunidades concretas de desenvolvimento.

Os responsáveis defendem, por isso, que a construção e reabilitação de estradas deve acompanhar a criação dos novos municípios, como forma de garantir maior integração territorial, dinamizar as economias locais e melhorar as condições de vida das populações.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Publicidade

Radio Correio Kianda

Publicidade




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD