Connect with us

Politica

Novo terminal de cabotagem começa a operar em Abril

Published

on

O novo terminal de cabotagem norte do Porto de Luanda, em construção há dois anos, entra em operação no segundo trimestre do corrente ano, com novos equipamentos e meios tecnológicos que irão proporcionar maior conforto e segurança na transladação de mercadorias.

A constatação é do ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D´Abreu, na recente visita que efectuou às obras que decorrem no principal porto do  País, esta semana, conforme noticia a Agência Angola Press, durante a qual foi informado de que as obras de construção estão numa execução financeira de 60%.

Na visita guiada, o governante recebeu da administração do Porto de Luanda detalhes sobre as condições de funcionalidade, a operação de transporte de mercadorias em grandes quantidades, incluindo maquinarias, da capital do país para a região norte e vice-versa.

entre as várias valências do terminal, destaca-se a construção do cais de cabotagem e ponte cais que vai ligar as províncias de Luanda, Zaire e Cabinda por via marítima, promovendo o fomento do transporte de pessoas e mercadorias neste corredor do país.

A concepção global do projecto resulta de um trabalho multidisciplinar com soluções adequadas à eficácia exigida para cada situação, numa relação técnico-económica.

O ministro visitou igualmente o centro de operações do circuito fechado de televisão do Porto de Luanda, recentemente instalado, que veio proporcionar maior controlo e segurança a toda a área de jurisdição portuária.

Visitou ainda o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Luanda, onde se inteirou do funcionamento do equipamento de raios X, da exploração do parque de estacionamento da Baía de Luanda e do processo de partidas e chegadas de passageiros e mercadorias.