Sociedade
Novo sistema de abastecimento de água no Waku-Kungo vai beneficiar 180 mil habitantes
O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, procedeu esta segunda-feira, 09, ao lançamento da primeira pedra para a construção do novo sistema de abastecimento de água na cidade do Waku-Kungo, município da Cela, na província do Cuanza Sul.
Testemunhado pela governadora provincial, Mara Quiosa, o acto marca o início de uma empreitada que vai durar 54 meses, dos quais 30 de execução física e 24 de experimentação.
O novo sistema de abstecimento de água do Waku-Kungo, com uma capacidade de 800 metros cúbicos de água por hora, conta com o financiamento do Banco de Investimento Rural, na ordem dos 79 mil milhões 975 milhões e 450 mil 765 kwanzas.
O projecto segundo o ministro da Energia e Águas compreende uma rede de distribuição de 107 mil e 15 metros, sete mil e 81 ligações domiciliares, 12 mil 470 ligações por torneira de quintal e 77 chafarizes.
Prevê uma captação, a partir do rio Queve, com estação elevatória para o caudal de 800 metros cúbicos, por hora, duas condutas adutoras de água bruta e outra de água tratada, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), três reservatórios apoiados em betão armado.
A ser executado pela empresa construtora Casai Angola, o projecto vai beneficiar um total de 180 mil habitantes.
Actualmente o sistema de abastecimento de água da cidade do Waku-Kungo, conta com uma capacidade de mais de 200 metros cúbicos por por dia, que abastece o casco urbano e alguns bairros, beneficiando apenas mil e 355 famílias.