Connect with us

Mundo

Novo primeiro-ministro da Escócia fala em independência em relação ao Reino Unido

Published

on

Combater a inflacção e a subida do custo de vida são as primeiras prioridades assumidas pelo novo primeiro-ministro da Escócia.

Humza Yousaf, nascido em Glasgow e filho de pai paquistanês, vai assumir o cargo, sucedendo a Nicola Sturgeon.

Em declarações à imprensa local, garantiu que vai bater-se pela independência da Escócia em relação ao Reino Unido e pela adesão do país à União Europeia.

O até então ministro da Saúde escocês venceu a eleição para líder do Partido Nacional Escocês (SNP) por 52%-48%, tendo batido na segunda volta a sua colega das Finanças, Kate Forbes, anunciou a secretária nacional do partido, Lorna Flynn, esta segunda-feira, 27, num estádio em Edimburgo.

Com a participação de 70% dos militantes do SNP, Yousaf teve 24.446 dos votos de primeira preferência, 48% do total. Concorriam também Forbes (20.559 votos, 40%) e Ash Regan, ex-secretária regional da Segurança (5599 votos, 11%). Distribuídos por Yousaf e Forbes os votos de segunda preferência dos que tinham optado por Regan, o titular da Saúde saiu vencedor por 26.032 contra 23.890.

Yousaf, de 37 anos, é o mais experiente dos três em governação, tendo ocupado as pastas da Justiça e dos Transportes. Foi a escolha da maioria dos deputados do SNP nos parlamentos escocês e britânico. Posiciona-se no centro-esquerda, como a antecessora, mas promete governar à sua maneira. Uma das primeiras iniciativas que promete é uma cimeira contra a pobreza.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *