Connect with us

Partidos Politicos

Novo presidente do PDP-ANA desvaloriza tentativa de impugnação do II Congresso Ordinário

Published

on

O PDP-ANA, realizou no último fim-de-semana, o seu II congresso ordinário. o conclave serviu eleger o seu novo presidente, reconciliar e congregar os membros deste partido divididos em alas, bem como reestruturar o partido.

O Correio da kianda soube que o antigo presidente e candidato derrotado, Simão Makazu, pretende dar entrada de um processo de impugnação junto do Tribunal Constitucional, por alegada falta de transparência e falta de lisura durante a realização do conclave.

Entretanto, o presidente eleito do PDP-ANA, disse nesta quarta-feira, 15, a margem da cerimonia de tomada de posse como novo vice-presidente da CASA-CE para os assuntos religiosos e sociedade civil e membro do colégio presidencial da Coligação, que a intensão de Simão Makazo, não passa de uma simples justificação da sua derrota.

Para o novo numero um do partido fundado por M’fulumpinga Lando Víctor, é normal a reacção do antigo presidente e afirma esperar contar com os seus préstimos dentro da estrutura partidária.

Abreu Capitão Bernardo, confirmou a imprensa da noticia divulgada recentemente pelo nosso jornal, sobre alegada expropriação de bens e vendas de patrimônios do partido, pelo ex-presidente para pagar dividas pessoais e gastos não justificáveis.

O politico disse por outro lado, que com a sua eleição, o PDP-ANA, vai continuar coligado a CASA-CE e que trará uma nova dinâmica de fazer politica, que segundo ele, não se verificava na gestão e administração de Simão Makazo.

Concorreram ao cadeirão máximo do PDP-ANA Simão Makazu, (Presidente cessante), Abreu Capitão Bernardo, Mampinga Mbala, Costa Yowani, Zizala Pululu e Santos Liapumba.

O congresso foi vencido pelo Abreu capitão Bernardo, com cerca de 138 votos, que corresponde cerca de 55%, contra os 31 votos obtido pelo presidente cessante simao Makazo, e os demais candidatos repartiram 30 votos restantes dos cercas de 200 delegados que participaram da convenção.

PDP-ANA integrou-se na CASA-CE em 2017, e actualmente ocupa na coligação a vice-presidência para os assuntos religiosos e sociedade civil.