África
Novo Presidente do Gana considera seu regresso ao poder como “histórico”
Tomou hoje posse na capital ganesa, Acra, o recém-eleito Presidente do Gana, John Mahama, sucedendo a Nana Akufo-Addo, que abandona o cargo após dois mandatos.
Na sua tomada de posse perante uma multidão reunida na Praça da Independência com as cores verde, vermelha, preta e branca do seu partido, o Congresso Nacional Democrático (NDC), o presidente considerou a sua reeleição como “um acontecimento histórico que vale a pena repetir”.
John Mahama que já tinha sido Presidente do país entre 2012 e 2017, foi eleito em Dezembro do ano passado, com 56,6% dos votos, marcando o regresso ao poder do NDC, após oito anos de domínio do Novo Partido Patriótico (NPP).
Estiveram presentes na tomada de posse Cerca de 20 chefes de Estado africanos estiveram presentes na sua tomada de posse, incluindo Bola Ahmed Tinubu da Nigéria, Bassirou Diomaye Faye do Senegal, Ibrahim Traoré do Burkina Faso, William Ruto do Quénia.
Estiveram também Félix Tshisekedi da República Democrática do Congo, Brice Oligui Nguema do Gabão, Julius Maada Bio da Serra Leoa, Mamadi Doumbouya da Guiné-Conacri, bem como vários antigos Presidentes e chefes de Governo.
A campanha eleitoral foi dominada pelas preocupações económicas dos 34 milhões de ganeses confrontados com um custo de vida elevado.