Mundo
Novo presidente do Gabão promete preservar “conquistas democráticas”
Conforme o Correio da Kianda havia avançado anteriormente, o General Brice Oligui Nguema foi oficialmente empossado como Presidente de Transição do Gabão, esta segunda-feira, 4. Durante o acto, jurou “preservar o regime republicano e as conquistas democráticas”.
“Juro diante de Deus e do povo gabonês preservar fielmente o regime republicano… preservar as conquistas da democracia”, disse o brigadeiro-general citado pela imprensa local.
Prometeu ainda conceder anistia aos “prisioneiros de consciência”, sem, no entanto especificar quais, nem fazer menção sobre a libertação do presidente deposto Ali Bongo e sua família.
De ressaltar que esta segunda-feira, a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), no seu comunicado final, apelou “que se garanta a integridade física de Ali Bongo e familiares e assegure os direitos fundamentais em todo território nacional”.
Suspendeu ainda, com carácter imediato, o Gabão de todas as actividades da União Africana e seus órgãos até à normalidade institucional. Do mesmo modo, o país foi também suspenso da CEEAC, até retornar à normalidade da ordem constitucional.