Connect with us

Economia

Novo navio petroleiro da Sonangol entra em Construção

Published

on

Está em construção, desde a passada sexta-feira, 15 na Coreia do Sul, um dos dois navios petroleiros que vão reforçar a frota Suezmax da Sonangol, sob tutela da Unidade de Negócio de Trading & Shipping (UNTS).
O arranque na construção, que recorre na cidade sul-coreana de Mokpo, Coreia do Sul, foi marcado com uma cerimónia de corte de aço, formalidade que assinala o início da fase de pré-fabricação das embarcações, com previsão de entrega para Março de 2023.

O naive terá a capacidade de transportar 1 milhão de barris, e está a ser construído pela Hyundai Samho Heavy Industries (HSHI), com observância das especificações técnicas estabelecidas pelo mercado internacional de shipping e dos padrões ambientais de contenção da poluição marítima.

O Presidente da Comissão Executiva da Unidade de Negócio de Trading & Shipping (UNTS), Luís Manuel, observou, na ocasião, que a construção do petroleiro faz parte do plano de investimentos da companhia e que trará significativos benefícios para Angola. “Alcançamos assim um dos objectivos plasmados e programados dentro das actividades e do esforço que tem estado a ser feito para que a Sonangol mantenha a sua actividade do segmento de shipping actualizada e, naturalmente, sempre em funcionamento. Com este projecto ganha a Sonangol e acima de tudo ganha o país”, salientou.

O acto foi presenciado pelo Director de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Alexandre Garrett, o Vogal da Comissão Executiva da UNTS, João Miguel Domingos, o Presidente da Sonangol Marine Services, João Almeida, entre outros quadros seniores da empresa.