Mundo
Novo cessar-fogo no Leste da RDC já em vigor. M23 toma mais uma cidade
Após uma manhã inteira de combates, a cidade fronteiriça de Ishasha, no grupo Binza, a 60 quilómetros de Rutshuru-Centre, foi tomada na tarde deste domingo, 04, pelos rebeldes do M23. Segundo a imprensa da República Democrática do Congo, esta era a última barreira entre os rebeldes e os Wazalendo.
“Portanto, a maioria das grandes cidades do território Rutshuru estão agora sob ocupação rebelde”, afirma a imprensa local.
Wazalendo é um grupo de combatentes irregulares na província de Kivu do Norte, composto por milicianos aliados aos oficiais militares das Forças Armadas da República Democrática do Congo e que se opõem ao Movimento 23 de Março.
“Foi por volta das 10 horas locais que eclodiram estes confrontos entre os rebeldes e os Wazalendo na aldeia de Busanza”, relatam testemunhas à Rádio Okapi. “Esta retoma do combate surge depois da ocupação pelos rebeldes e sem combate, sábado, 03, da estratégica cidade de Nyamilima”, continua a publicação.
Ainda segundo a imprensa local, o M23 quer ter controlo e acesso total a todo o agrupamento Binza, do qual já ocupa várias localidades.
Esta ocupação surge no dia em que entrou em vigor o cessar-fogo obtido por Angola entre a RDC e o Ruanda, no dia 30 de Julho, em Luanda.
Luanda: Governo do Ruanda assinou cessar-fogo em representação do M23?