Politica
Novo aeroporto poderá ter mais um terminal e outra pista
O Presidente da República, João Lourenço, avançou esta sexta-feira, 10, que o novo aeroporto internacional Dr. António Agostinho Neto poderá ter novas obras, a fim de aumentar a capacidade de circulação de passageiros para 65 milhões de pessoas por ano.
“Existe a possibilidade de termos mais um terminal e mais uma pista de forma a permitir que por esse aeroporto possam circular cerca de 65 milhões de pessoas”, disse hoje, aos jornalistas, ao final da inauguração da infra-estrutura que possui, actualmente, capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros e um volume de mercadorias de 50 mil toneladas anuais.
O Chefe de Estado angolano frisou que, inicialmente, serão feitos estudos a fim de avaliar esta possibilidade e que a “subida será gradual”.
O objectivo, referiu, é transformar o aeroporto recém inaugurado num hub de passageiros apoiando voos intercontinentais e distribuindo regionalmente para os países vizinhos – alcançando cerca de 410 milhões de habitantes.
“Os desafios são grandes, mas são investimentos que compensam, uma vez que a economia nacional vai ganhar com eles””, ressaltou, fazendo menção a outras obras em curso no país.
João Lourenço agradeceu aos trabalhadores envolvidos na construção do novo aeroporto internacional de Luanda “todos eles, desde a sua concessão em 1997, desde o início efectivo da obra, em 2005, com o novo empreiteiro, a AVIC, puderam tornar possível o dia 10 de Novembro data que o inauguramos”.
A ocupar uma área de 1324 hectares, o aeroporto Dr. António Agostinho Neto possui duas pistas duplas e está capacitado para receber aeronaves do tipo B747 e A380 (o maior avião comercial), além de contemplar a construção de raiz de uma cidade aeroportuária numa área de construção de 75 quilómetros quadrados, na zona do Bom Jesus, município de Viana.
William Peculiar
10/11/2023 at 11:23 pm
Essa país vai de mal a pior, o povo a passar mal e o executivo a inaugurar um aeroporto com obras inacabadas