Connect with us

Politica

Nove novos embaixadores foram hoje acreditados

Published

on

O Presidente da República, João Lourenço, acreditou esta sexta-feira, 20, nove novos embaixadores, três residentes e seis não residentes.

Conforme publicado pela presidência, os embaixadores residentes são Lukas Gasser (Suíça), Kakala Mayiba (Congo Democrático) e Suzuki Toru (Japão).

Os embaixadores não residentes são Miguel Ángel González (República Dominicana), Lennart Larsson (Suécia), Claude Morel (Seychelles), Francisco Miranda Branco (Timor Leste), Abdi Mahamoud Eybe (Djibouti) e Romana Konigsbrun (Áustria).

Também por conveniência de serviço, o Chefe de Estado angolano exonerou João Bernardo de Miranda, do cargo de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Francesa e, num outro decreto, assinado também no dia de hoje, João Lourenço nomeou Guilhermina Contreiras da Costa Prata, para o cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República Francesa.

De ressaltar que a anterior juíza conselheira e vice-presidente do Tribunal Constitucional, Guilhermina Contreiras da Costa Prata foi jubilada, no passado dia 04 de Novembro, por limite de idade, direito garantido pela Constituição da República aos juízes de qualquer jurisdição quando completam 70 anos. O cargo foi ocupado, hoje, por Victória Manuel da Silva Izata.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.