Connect with us

Mundo

Nove milhões de pessoas podem enfrentar fome aguda no Malawi devido a seca

Published

on

O Programa Alimentar Mundial (PAM) alertou esta terça-feira, 14, para a possibilidade de nove milhões de pessoas no Malawi poderem enfrentar “fome aguda” até final do ano, com a destruição das colheitas devido ao fenómeno meteorológico El Niño.

A seca afectou gravemente a colheita de milho desta época, resultando num declínio previsto de 45% em relação à média dos últimos cinco anos, aumentando a insegurança alimentar, declarou o PAM em comunicado.

“Cerca de 40% da população poderá enfrentar fome aguda até ao final do ano devido à seca. Além disso, cerca de 14.000 pessoas foram deslocadas devido a inundações e deslizamentos de terras na parte norte do país”, indicou.

Em 25 de Março, o Presidente do Malawi declarou catástrofe nacional, referiu.

“O Plano Nacional de Resposta, lançado em Abril, estima as necessidades em 449 milhões de dólares. Do mesmo modo, os países vizinhos Zâmbia e Zimbabué declararam também emergências nacionais de seca”, segundo a nota de imprensa.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *