Connect with us

Economia

Novas províncias levam ao incremento do OGE 2025 para 1,5%, diz economista

Published

on

As três novas províncias vão receber mais de 530,215 milhões kwanzas do Orçamento Geral do Estado para o ano económico 2025, segundo o Valor Económico, a província do Cuando é a que menos receita poderá beneficiar, já, o Icolo e Bengo, poderá receber a maior fatia entre os novos entes.

Luanda continua com o maior bolo do OGE, cujo documento pode ser aprovado pelos parlamentares até Dezembro do ano em curso.

Sobre a matéria, o economista José Lumbo disse que a incorporação dos novos entes no OGE implica mais peso no principal documento económico, na ordem de 1,5%.

O também docente universitário, caracteriza atribuição do bolo por provinciais, que ao todo pode resultar em 530 mil milhões de kwanzas. Lumbo, pensa que, a distribuição foi feita com base a um critério apropriado.

Lumbo, disse, igualmente, que o OGE 2025 beneficiou de um incremento de 40%, dos 25% dos quais com acréscimo com as despesas com o pessoal, o que preocupa o economista, comparativamente ao OGE 2024.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD