Mundo
Nova Iorque: Rússia nega apoiar “Pacto para o Futuro” das Nações Unidas
A Rússia negou apoiar um plano da ONU destinado a reunir as nações cada vez mais divididas do mundo para enfrentar os desafios do século 21, desde a mudança climática e a inteligência artificial até a escalada de conflitos e o aumento da desigualdade e da pobreza.
Falando nesta segunda-feira em Nova Iorque, na reunião da Cúpula do Futuro, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Vershinin, disse que “gostaríamos de ressaltar que os documentos finais da cúpula não impõem nenhuma obrigação à Federação Russa sob disposições que não alcançaram consenso”.
O “Pacto para o Futuro”, de 42 páginas, desafia os líderes dos 193 países membros da ONU a transformar promessas em acções reais que façam a diferença na vida de mais de 8 bilhões de pessoas no mundo.
O pacto foi adotado na abertura da “Cúpula do Futuro” de dois dias convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que agradeceu aos líderes e diplomatas por darem os primeiros passos e abrirem “a porta” para um futuro melhor.
Agora vem a parte difícil: unir as nações divididas do mundo para agir rapidamente para implementar as 56 acções do acordo.
O secretário de Estado, Antony Blinken, disse que “simplesmente preservar o status quo não é uma opção”, ao sinalizar o apoio dos EUA ao pacto. “
Os Estados Unidos estão comprometidos em adaptar o sistema da ONU para refletir este mundo de hoje e de amanhã, não o que existia em 1945″, disse ele. “Não aceitaremos esforços para derrubar, diluir ou alterar fundamentalmente os princípios fundamentais da Carta da ONU”, acrescentou.