Connect with us

Mundo

Nova Iorque: Rússia nega apoiar “Pacto para o Futuro” das Nações Unidas

Published

on

A Rússia negou apoiar um plano da ONU destinado a reunir as nações cada vez mais divididas do mundo para enfrentar os desafios do século 21, desde a mudança climática e a inteligência artificial até a escalada de conflitos e o aumento da desigualdade e da pobreza.

Falando nesta segunda-feira em Nova Iorque, na reunião da Cúpula do Futuro, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Vershinin, disse que “gostaríamos de ressaltar que os documentos finais da cúpula não impõem nenhuma obrigação à Federação Russa sob disposições que não alcançaram consenso”.

O “Pacto para o Futuro”, de 42 páginas, desafia os líderes dos 193 países membros da ONU a transformar promessas em acções reais que façam a diferença na vida de mais de 8 bilhões de pessoas no mundo.

O pacto foi adotado na abertura da “Cúpula do Futuro” de dois dias convocada pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que agradeceu aos líderes e diplomatas por darem os primeiros passos e abrirem “a porta” para um futuro melhor.

Agora vem a parte difícil: unir as nações divididas do mundo para agir rapidamente para implementar as 56 acções do acordo.

O secretário de Estado, Antony Blinken, disse que “simplesmente preservar o status quo não é uma opção”, ao sinalizar o apoio dos EUA ao pacto. “

Os Estados Unidos estão comprometidos em adaptar o sistema da ONU para refletir este mundo de hoje e de amanhã, não o que existia em 1945″, disse ele. “Não aceitaremos esforços para derrubar, diluir ou alterar fundamentalmente os princípios fundamentais da Carta da ONU”, acrescentou.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Radio Correio Kianda

Colunistas