Connect with us

Politica

Nova Divisão Político-Administrativa resulta em 15 novos municípios

Published

on

Administração Municipal de Malanje

Foi concluído com êxito o processo de ajustamento da Divisão Político-Administrativa das províncias do Cuando Cubango, Lunda Norte, Malanje, Moxico e Uíge, do qual resultaram cinco novas províncias e mais de 15 novos municípios, segundo o relatório final da Comissão Multissectorial da Divisão Político-Administrativa (CMS-DPA).

De acordo com o relatório final que a imprensa nacional teve acesso, à luz da Lei n.º 18/16, de 17 de Outubro (Lei da Divisão Político-Administrativa), foram constituídas um total de cinco novas unidades territoriais de nível provincial, resultando na divisão, por duas, culminando com o adicional de 27 comunas que foram elevadas à categoria de municípios.

Malanje

Malanje Norte, que compreende os municípios de Calandula (Capital), Cacuso, Massango, Marimba, Quela, Cahombo, Kunda dya Baze e o município de Kiwaba Nzoji. E Malanje Sul: Os municípios de Malanje (Capital), Quirima, Cangandala, Cambundi Catembo, Mucari, e o município de Luquembo.

Cuando Cubango

Cuando, com os municípios de Mavinga (Capital), Dirico, Rivungo, Luiana, Luengue, Mucusso. E Cubango que compreende os municípios de Menongue (Capital), Cuíto Cuanavale, Cuchi, Calai, Cuangar, Nancova, Longa , Savate , Cutato e o município de Caiundo.

Lunda Norte

Província da Lunda-Norte, com os municípios de Chitato (Capital), Cuílo, Lucapa, Cambulo, Lóvua, Camissombo, Xá Cassau e o município de Canzar. E a Lunda Oeste, que compreende os municípios do Cuango (Capital); Caungula, Lubalo, Capenda Camulemba, Xá-Muteba, Camaxilo, Cassanje Calucala e Luremo.

Moxico

Moxico-Oeste, com os municípios do Luena (Capital), Cangamba, Lumbala Nguimbo, Camanongue, Léua, Lucusse, Cassamba, Lutembo, Ninda e o município do Tempué. E Moxico Este, os municípios do Alto Zambeze (Capital), Luacano, Cameia, Luau, Lumbala Caquengue, Caianda, Nana Candundo, Calunda e Lago Dilolo.

Uíge

Uíge Este, com os municípios de Sanza Pombo (Capital), Puri, Milunga, Quimbele, Buengas, Cangola, e Macocola. E Uíge Oeste, que compreende os municípios do Uíge (Capital); Songo, Dange Quitexe, Bungo, Ambuíla, Negage, Maquela do Zombo, Damba, Bembe, Mucaba, Damba, município de Songo, e o município de Nsosso.

Ao todo, foram auscultados cerca de 9.394 cidadãos, dos quais 4.139 remotamente e 5.255 de forma presencial. Já no inquérito online, a nível das cinco províncias, 8.579 cidadãos disseram ‘sim’ à DPA, 1.677 disseram ‘não’ e outros 275 abstiveram-se.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *