Ligar-se a nós

Sociedade

Nova Divisão Político-Administrativa pode implicar nos dados do Censo 2024. diz Luís Jimbo

Publicado

em

O Director Executivo do Instituto Angolano de Sistemas Eleitorais e Democracia questionou a fiabilidade do Censo Geral da População e Habitação 2024, face à nova Divisão Político-Administrativa, com novos entes.

Em causa está o recenseamento eleitoral dos dados de cidadãos maiores de 18 anos de idade, 326 municípios, e 21 províncias, onde será necessário identificar o número exacto dos munícipes, e a política social aprovada pelo Executivo.

Luís Jimbo é de opinião que, estes dados têm implicação na lei das eleições locais, que define o número de membros da Assembleia do município.

Jimbo, constatou que o Censo de 2024 foi realizado ao meio de muitos desafios, por falta de equipamentos. Esses motivos levaram a alargar o período censitário, mas disse que a responsabilidade é compartilhada entre o Instituto Nacional de Estatística, sobretudo, o Ministro de Estado da Casa Militar do Presidente da República, que coordenou o processo, e o Ministério das Finanças.

O também Director Executivo do Observatório Eleitoral referiu que com a exoneração do director nacional do Instituto Nacional de Estatística, abre-se outros desafios de que espera estarem acautelados, e acredita que o Censo Geral 2024 será validado, tendo em consideração os compromissos internacionais.

O Ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, nomeou esta quarta-feira, o economista Joel Bumba Dambi Futi, ao cargo de Director do Instituto Nacional de Estatística (INE), em substituição de José dos Santos Francisco Calengi, exonerado no mesmo dia.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD