Politica
Nova composição da CNE aprovada com abstenção da FNLA e oposição da UNITA
O parlamento angolano aprovou, nesta quinta-feira, 31, a resolução da composição da Comissão Nacional Eleitoral.
O documento foi aprovado com votos favoráveis do MPLA, PRS, PHA e abstenção da FNLA.
Antes, o Grupo Parlamentar da UNITA voltou a abandonar a sala da Plenária da Assembleia Nacional.
Os deputados do maior partido da oposição dizem que não concordam com a composição da Comissão Nacional Eleitoral (CNE).
A UNITA propôs um requerimento para sua alteração, mas foi “chumbado” pela maioria do MPLA.
Em declarações à imprensa, o presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior acusou o partido no poder de pretender usar a Comissão Nacional Eleitoral e o Tribunal Constitucional para se manter no poder. O líder do “Galo Negro” falou ainda em violação a legislação eleitoral.
Segundo a UNITA, com base nas últimas eleições, MPLA com 51,7% dos votos teria direito a 8 comissários, UNITA com 44% teria sete, FNLA PRS e PHA, em conjunto com 5% teriam um comissário cada.
E o deputado do MPLA, José Semedo, explicou que, “com vista a se respeitar o princípio da maioria, fez a equação matemática usando a regra de três simples”.
Com a nova composição, o MPLA vai ser representado por nove lugares, a UNITA com quatro, enquanto PRS, FNLA e PHA ocupam um lugar cada um.
Já o especialista político, Eurico Gonçalves, considerou que os deputados deviam continuar no parlamento no sentido de negociar consenso com o MPLA.
Ouças as declarações nos jornais da Rádio Correio da Kianda, às 13h e 19 horas.