Connect with us

Politica

“Notícias sobre viaturas parlamentares visam anular críticas pelas férias do Presidente” – UNITA

Published

on

UNITA diz que notícias sobre viaturas parlamentares visam “anular críticas pelas escandalosas férias do Presidente da República nas Ilhas Seychelles face a pobreza que assola os angolanos”.

O Grupo Parlamentar da UNITA disse em comunicado chegado a nossa mesa de redacção, que “está a acompanhar com atenção as notícias postas a circular nas redes sociais sobre o usufruto de viaturas protocolares pelos deputados e as reacções daí resultantes, pelo que esclarece que, a lei confere aos Deputados à Assembleia Nacional o direito ao usufruto de uma viatura protocolar e outra de uso pessoal para se deslocarem e servir os cidadãos no decurso do mandato”.

O documento da bancada parlamentar da UNITA prossegue dizendo, que “as viaturas são propriedade da Assembleia Nacional e não são ofertas aos deputados, como se propala, quando o deputado termina ou interrompe o mandato, as viaturas ficam na Assembleia Nacional”, refere a nota.

O Grupo Parlamentar da UNITA entende que a desinformação e as especulações que agora surgem sobre o cumprimento de uma lei e uma prática vigentes desde a Primeira Legislatura “visam unicamente desviar a atenção dos angolanos das questões relevantes de interesse nacional, que incluem os atentados graves à Constituição perpetrados pelo Presidente da República, a insustentabilidade da Dívida Pública e a corrupção, assim como anular as fortes críticas que o público em geral está a dirigir ao Presidente da República pelo escândalo das suas férias nas Ilhas Seychelles, em desconformidade com a realidade da pobreza e de um Orçamento Geral do Estado deficitário”.

O grupo parlamentar do galo negro termina dizendo que, “quaisquer informações sobre o processo de aquisição e distribuição das viaturas podem e devem ser solicitadas ao Conselho de Administração da Assembleia Nacional (CAAN)”.

Fontes avançam que a AN pagou mais de 100 milhões de kwanzas pelo Toyota Land Cruiser 300 GRX, viatura que no Dubai é vendida actualmente por cerca de 75 milhões, e pagou entre 150 a 200 milhões de kwanzas pelo topo de gama da Lexus, cujo preço de venda num stand do Dubai ronda actualmente os 108 milhões de kwanzas.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.