Connect with us

Economia

Nossa Seguros facturou mais de cinco mil milhões de kwanzas em 2020

Manuel Camalata

Published

on

A seguradora Nossa Seguros registou resultados superiores aos cinco mil milhões de kwanzas no exercício económico 2020, obtidos, segundo o Presidente da Comissão Executiva, através da evolução da qualidade dos seus produtos e serviços e do desenvolvimento dos canais de distribuição. Os resultados representam um crescimento de 25%, comparativamente ao ano anterior.

Os dados foram apresentados nesta terça-feira, 20, durante uma conferência de imprensa, realizada em Luanda, durante a qual, o Presidente da Comissão Executiva da Nossa Seguros, Alexandre Carreira, referiu que apesar do facto de a economia mundial ter registado uma contracção, marcada pela crise do preço do Petróleo no mercado internacional, e que teve um impacto para a economia angolana, com a inflação a registar aumentos altos. Entretanto, aquela empresa de seguros obteve resultados animadores.

A administradora executiva, Cristina Nascimento, que apresentou os indicadores financeiros da seguradora, disse que o crescimento registado no exercício económico 2020 deveu-se ao investimento feito à carteira de negócio, e que permitiu a que atingissem “indicadores bastante positivos no ano 2020”.

Dos dados, continuou, o capital próprio atingiu os 13.323 mil milhões de kwanzas, significando 49% superior comparativamente ao ano de anterior.

O resultado líquido das actividades realizadas em 2020 foi de 5.117 mil milhões de kwanzas, tendo os prémios de seguro, alcançados valores de 25.272 mil milhões de kwanzas, para um rácio combinado de 60%, “Ou seja, em 2020 a Nossa Seguros teve melhoria na generalidade dos indicadores de Eficiência, Rentabilidade e Solvabilidade, registou igualmente crescimento dos prémios superior ao registado nos custos com sinistros e despesas e um bom desempenho da gestão de investimentos financeiros”.

Dados que, segundo a administradora, permitiram a Diminuição de 3% do Rácio Combinado, o Aumento da rentabilidade técnica, situar o ROE nos 46% e Reforçar a Solvabilidade. A margem técnica de liquidez foi de 41%.

Sinistros

Os custos com sinistros registaram um aumento de 26% originado pela ocorrência de alguns sinistros de grande dimensão no ramo Petroquímica. Já o rácio de sinistralidade registou uma redução face ao ano 2019, suportado pela evolução da receita no Ramo Doenças e Acidentes de Trabalho, que segundo fez saber Cristina Nascimento, “ficaram significativamente acima da evolução dos custos com os sinistros”, apesar de não terem sidos revelados os números de sinistros registados em 2020.

Sobre a Nossa Seguros

A nossa seguros é uma das 24 empresas de seguros a operar em Angola, com uma carteira com 45.977 de clientes em 15 das 18 províncias. Possui 25 agências próprias e 153 dentro dos bancões do Banco BAI, seu principal accionista, em todo o país, 147 colaboradores, 95 correctores, e já vendeu 71.833 apólice de Seguros.

Os custos de sinistros estão orçados em 6.652 Mil milhões de kwanzas. Os custos de produção rondam aos 6.652 mil milhões de kwanzas.

O administrador Marcelo Perdigão revelou que em função da crise da pandemia da covid-19, a seguradora procedeu a devolução dos prémios de seguros de Viagem e escolar, aos clientes, em função de em 2020 ter-se registado a paralisação dos Voos nacionais e internacionais, bem com de não ter havido actividades lectivas.

O referido desembolso, de acordo com o responsável ficaram orçados em 15 mil milhões de kwanzas, para um universo de clientes não revelado, pelo facto de o processo ainda estar a decorrer. Segundo fez saber, ainda há vários clientes com os seus prémios de seguros de risco de viagem e de acidentes escolares por reaverem os seus valores.

O facto de até ao momento haver clientes que não remeteram à Nossa Seguros, os seus IBAN´s faz com que a seguradora mantenha o processo, tendo, no entanto, aproveitado a ocasião para apelar aos mesmos a contactarem as respectivas agências para os procedimentos e reaverem os seus valores.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD