Mundo
No Quénia: Detido soldado britânico por envolvimento em prática de violação sexual
No Quénia: Um membro das forças armadas da Grã-Bretanha foi preso, e a polícia militar do Reino Unido efectua investigação, sobre o alegada violação sexual, informou o Ministério da Defesa nesse domingo.
A BBC e outros meios de comunicação britânicos informaram que um soldado do Exército britânico foi acusado de estupro. “Podemos confirmar a prisão de um militar no Quénia”, disse o Ministério da Defesa em um comunicado. “Como o assunto é objecto de uma investigação em andamento pelo Comando de Crimes Graves de Defesa, não faremos mais comentários.”
Um acordo de cooperação de defesa entre o Reino Unido e o Quénia permite que milhares de soldados britânicos treinem no país da África Oriental a cada ano. Cerca de 200 soldados do Reino Unido estão baseados lá permanentemente para treinar soldados quenianos.
Alguns quenianos há muito reclamam do comportamento dos soldados e da atmosfera em torno de seu campo de treinamento perto da cidade de Nanyuki. Houve protestos pela morte em 2012 de Agnes Wanjiru, de 21 anos, que foi vista viva pela última vez saindo de um bar com tropas britânicas perto de seu campo de treinamento. Seu corpo foi encontrado mais tarde em uma fossa séptica.
O Exército britânico lançou um inquérito sobre alegações de comportamento inaceitável por parte de funcionários do Reino Unido no Quénia.