Mundo
Nigéria: Tribunal mantém vitória eleitoral de Bola Tinubu
A Suprema Corte da Nigéria rejeitou, quarta-feira, a contestação eleitoral da oposição nigeriana sobre irregularidades na eleição de Bola Tinubu como presidente daquele país e mantém a vitória do estadista, avançou a Reuters.
Os líderes dos dois maiores partidos da oposição nigeriana pediram a anulação da vitória do presidente Tinubu, após ficarem em segundo lugar nas eleições presidenciais ocorrida em Fevereiro deste ano.
No recurso, os opositores de Bola Tinubu argumentaram que a comissão eleitoral não transmitiu electronicamente os resultados das assembleias de voto para um portal online, o que minou a sua autenticidade, afirmando ainda que o estadista obteve menos de 25% dos votos na capital federal, Abuja, por isso não atingiu o limite legal para se tornar presidente.
A decisão de sete juízes do Supremo Tribunal, que é definitiva, segue um padrão observado em eleições presidenciais anteriores que foram contestadas em tribunal. Nenhuma das tentativas de anular os resultados através dos tribunais teve sucesso.
O tribunal também rejeitou a tentativa do líder do Partido Democrático Popular, Atiku Abubakar, de apresentar novas provas sobre um alegado certificado universitário falso apresentado pelo chefe de Estado da Nigéria à agência eleitoral.
Exportações de Angola para Nigéria com balança comercial negativa de USD 11,2 milhões