Connect with us

Mundo

Nigéria torna-se o primeiro país africano a lançar moeda digital

Published

on

A Nigéria lançou, esta segunda-feira, de forma oficial uma nova versão digital da sua moeda, o “eNaira”, após adiar a operação inicialmente prevista para o início do Outubro, anunciou o Presidente do país, Muhammadu Buhari.

Com este lançamento, a Nigéria, a maior economia de África em termos de produto interno bruto e o país mais populoso do continente, é pioneira no continente, ao lado do Gana, que tem testado o “e-Cedi” como um novo meio para transações desde Setembro.

“Tornámo-nos o primeiro país em África e um dos primeiros do mundo a introduzir uma moeda digital para os nossos cidadãos”, afirmou Buhari, citado pela agência France-Presse (AFP).

O Presidente defendeu que a nova moeda digital vai permitir melhorar o comércio transfronteiriço, a inclusão financeira para pessoas fora da economia formal e aumentar as remessas.

O lançamento do “eNaira”, inicialmente previsto para primeiro de Outubro, foi adiado pelo Banco Central, que citou as celebrações do aniversário da independência do país.

As criptomoedas são amplamente utilizadas na Nigéria, tendo o país sido classificado como o terceiro maior utilizador destas moedas virtuais no mundo, atrás de Estados Unidos da América e Rússia.

Através destas criptomoedas, os nigerianos procuram escapar à constante depreciação da moeda local, o naira, registada nos últimos anos.