Connect with us

Desporto

Nigéria pode conquistar o CAN pela quarta vez hoje

Published

on

A Nigéria defronta a Côte d’Ivoire, às 21 horas deste domingo, no Estádio Olímpico de Ebimpé, em Abidjan, e pode conquistar o Campeonato Africano das Nações (CAN) pela quarta vez no seu histórico.

As “Super Águias” da Nigéria, campeãs por três vezes, designadamente, em 1980, 1994 e 2013, partem para o encontro com o conforto moral do triunfo sobre esta mesma adversária de 1-0, na fase de grupos (A).

Liderados pelo técnico português José Peseiro, classificaram-se para a final vencendo a África do Sul nas grandes penalidades (4-2), ao fim de 120 minutos, em jogo realizado no Estádio da Paz, na cidade de Bouaké.

A Nigéria, como tem sido hábito nas últimas décadas, chegou a este CAN como uma das favoritas ao título com grandes nomes do futebol mundial, como Victor Osimhen, eleito melhor jogador da Serie A italiana e melhor atleta africano em 2023 pela CAF.

Conta ainda no seu plantel com Ademola Lookman, que vem de duas temporadas fantásticas pela Atalanta de Itália, além de outros jogadores que evoluem em clubes ingleses, como Kevin Bassey, Ola Aina e Frank Onyeka.

Já Victor Boniface, uma das maiores esperanças para o ataque nigeriano, lesionou-se antes da competição.

A falta de Boniface foi muito visível na fase de grupos. A equipa treinada pelo português José Peseiro marcou apenas um golo em cada um dos jogos, sendo que um deles foi um autogolo e outro foi de penálti.

No confronto de uma final inédita entre essas duas equipas da África Ocidental, em prova do género, os anfitriões (Côte d`Ivoire) procuram o terceiro título africano, depois das conquistas de 1992 e 2015.

Por Angop 

Colunistas