Connect with us

Mundo

Nigéria: Peter Obi vence eleições presidenciais no estado de Lagos

Published

on

O candidato presidencial nigeriano Peter Obi, cuja campanha atraiu jovens e eleitores urbanos cansados da política corrupta, ganhou a maioria dos votos no centro comercial do estado de Lagos, onde está localizada a maior cidade da África.

A comissão eleitoral da Nigéria começou a anunciar os resultados estado por estado nas eleições nacionais de domingo, embora não se espere que ela nomeie um vencedor na corrida para suceder o presidente Muhammadu Buhari por vários dias.

Obi do Partido Trabalhista obteve 582.454 votos, logo à frente de 572.606 para o ex-governador de Lagos Bola Tinubu para o partido governista All Progressives Congress, segundo dados da comissão eleitoral mostrados na segunda-feira. Lagos era anteriormente o principal reduto de Tinubu.

Atiku Abubakar, do principal partido da oposição, Partido Democrata Popular (PDP), obteve 75.750 votos.

A campanha de Obi convocou os eleitores a rejeitar os dois partidos que dirigiram a nação mais populosa da África durante um quarto de século, sob cuja governança a corrupção floresceu e a insegurança se espalhou por todo o país.

Ele era mais popular entre os jovens, mas especialmente entre os eleitores urbanos, relativamente educados, com acesso aos smartphones e às mídias sociais. Mas ele ainda enfrenta uma luta difícil nas áreas rurais, com um público menos sofisticado.

Por Reuters

Colunistas