Warning: Undefined variable $post_id in /home/correiok/public_html/wp-content/plugins/facebook-thumb-fixer/output-logic.php on line 4
Connect with us

Mundo

Nigéria: mais de 100 mortos em naufrágio de barco com triplo da sua capacidade

Published

on

Mais de 100 pessoas perderam a vida no naufrágio de um barco artesanal que carregava mais 300 pessoas, quando a sua capacidade era de 70 passageiros.

A tragédia ocorreu na noite de terça-feira, 01 de Outubro, no rio Gbajibo, no Estado de Níger, tendo sido recuperados 70 corpos e resgatados, até ao momento, mais de 150 pessoas com vida, num trabalho desenvolvido pela Autoridade Nacional de Hidrovias Interiores (NIWA) em conjunto com a Agência Nacional de Gestão de Emergências (NEMA).

As cerca de 300 pessoas que seguiam a bordo da embarcação, regressavam as respectivas residências depois de um festival islâmico no domingo.

Citado pelo jornal Vanguard, a responsável da NIWA, Sarat Braimah, afirmou que os trabalhos de busca por mais desaparecidos continuam.

Sarat Braimah acusa, no entanto, os operadores de barcos de violarem os regulamentos ao navegar às 20h30, na região de Lagos, o que é proibido pelo código de transporte aquático, que proíbe a navegação noturna.

Questionada sobre a responsabilidade da instituição que dirige, a responsável descartou a possibilidade de ser acusada de negligência, tendo dito que os quatro agentes de segurança designados para a área já haviam concluído seus turnos e deixado o cais às 20h, enquanto o barco malfadado partiu às 20h30 sem o conhecimento dos agentes.

A NIWA atribuiu, no entanto, a tragédia a várias violações, incluindo sobrecarga (o barco transportava 300 passageiros), o uso de um barco de madeira abaixo do padrão, sem auxílios à navegação, a ausência de coletes de segurança e navegação noturna. Em resposta ao incidente, Braimah anunciou planos para enviar mais agentes de água para o estado de Níger e outras regiões do norte onde a navegação noturna é comum, garantindo vigilância 24 horas.

Apesar dos esforços para coibir a navegação noturna, Sarat Braimah expressou preocupação sobre sua prevalência no Norte, rotulando-a como um desafio significativo.
A NIWA também introduziu um código de transporte publicado recentemente, que impõe penalidades para violações de segurança, e tem sensibilizado ativamente o público sobre essas regulamentações.

Além de intensificar a fiscalização, a NIWA enviou uma balsa moderna para o estado de Níger, que deve estar operacional na próxima semana, e estabeleceu centros de treinamento em todo o país para educar operadores de barcos, principalmente no Norte, onde o treinamento formal é limitado.

A responsável revelou ainda que a NIWA define padrões para construção de barcos, licencia construtores de barcos e realiza inspeções anuais para garantir a navegabilidade. A autoridade também colabora com outras agências, incluindo a NEMA e a Lagos State Waterways Authority (LASWA), para aumentar a segurança das hidrovias.

O Rio Gbajibo é famoso por acidentes de barcos. Um acidente semelhante ocorreu em Setembro de 2023, quando um barco transportando 50 passageiros virou, resultando na morte de 24 pessoas a caminho de suas fazendas.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD