Connect with us

Mundo

Nigéria: fronteiras terrestres fechadas para votação deste sábado

Published

on

As autoridades nigerianas moveram esta sexta-feira, 24, materiais de votação sensíveis sob guarda armada para unidades de votação em todo o país, enquanto soldados patrulhavam potenciais pontos críticos e as fronteiras terrestres eram fechadas antes da eleição nacional deste sábado, 25.

“Os movimentos internos foram restritos às unidades de votação. Também não haverá movimento de pessoas através das fronteiras nacionais”, disse o Ministério do Interior em um comunicado.

Agências de segurança anunciaram anteriormente restrições à circulação de veículos das 12h (23h00 GMT de sexta-feira) às 18h00 (17h00 GMT) de sábado, chamando isso de uma medida para garantir a segurança.

A insegurança generalizada é uma grande preocupação para os eleitores que elegerão novos legisladores e um presidente para suceder Muhammadu Buhari, que não pode concorrer novamente depois de cumprir oito anos.

No Norte do estado de Kano, na capital comercial Lagos e no Sudeste do estado de Anambra, que está nas garras da violência separatista e de gangues, os soldados estavam nas ruas menos de 24 horas antes da abertura das urnas.

Funcionários da Comissão Eleitoral Nacional Independente (INEC) em Awka, capital do estado de Anambra, transportaram cédulas, máquinas de votação e geradores a gasolina para as secções eleitorais sob guarda militar.

“O que você está a ver se movido hoje é o material sensível”, disse a rainha-Elizabeth Ugwu, comissária residente do INEC em Anambra.

A eleição de hoje ocorre em um cenário caótico de conflito armado no Nordeste, altos níveis de criminalidade e escassez de dinheiro, combustível e electricidade.

Tensão

Incertos sobre o resultado da eleição, os nigerianos estocaram alimentos e itens essenciais. A votação às vezes foi seguida de violência na nação mais populosa da África.

O presidente do INEC, Mahmood Yakubu, disse que os preparativos estão indo bem, mas a agência suspendeu a votação em um distrito senatorial em Enugu, outro estado do Sudeste onde um candidato do Partido Trabalhista da oposição foi morto.

O candidato do distrito de Enugu East e o motorista de um microônibus de campanha pertencente a outro partido foram mortos em ataques coordenados no estado de Enugu, no Sudeste.

Yakubu disse que a votação para esse assento será realizada em 11 de Março, quando os nigerianos elegem os governadores estaduais do país.

“Os materiais já entregues para a eleição senatorial permanecerão sob custódia do banco central do estado até a nova data da eleição”, disse Yakubu em entrevista colectiva.

Ladeado pelo chefe da polícia, Yakubu disse que o INEC está em alerta contra possíveis ataques ao seu sistema electrónico. Os resultados das assembleias de voto serão transmitidos electronicamente usando novas máquinas de votação.

Por Reuters