Connect with us

Mundo

Nigéria: Ataque à igreja Católica deixa dezenas de mortos em plena missa de Pentecostes

Published

on

Pelo menos 12 pessoas são dadas como mortas depois que homens armados terem disparados contra uma igreja Católica na Nigéria, na missa de celebração do domingo de pentecostes. Entre os mortos estão também crianças em número ainda por determinar.

os Homens armados que abriram hoje fogo contra fiéis num igreja católica no sudoeste da Nigéria também detonaram explosivos no local, o que poderá elevar o número de vitimas.

Um responsável local, disse à Alzajira que o ataque ocorreu numa igreja no estado de Ondo, quando os fiéis se congregavam para as celebrações de domingo de Pentecostes.

Entre os mortos podem estar muitas crianças, disse Ogunmolasuyi Oluwole, que se deslocou ao local e a um hospital onde muitos dos feridos recebem tratamento.

A região de Ondo, no sudoeste daquele país, tem sido até agora considerada relativamente pacífica, em comparação com outras regiôes da Nigéria que se debatem com a insegurança e o extremismo islâmico.

Ataques contra civis na Nigéria são frequente, com as forças do Estado Islâmico a reinvindicar a autoria de maior parte das ocorrências.

O sequestro de meninas também é frequente na Nigéria, prática recorrentemente associada ao grupo extremista Boko Haram. Em 2014 276 meninas foram sequestradas, do colégio internato, durante uma madrugada, pelos militares do Boko Haram, sendo que alguns anos depois algumas regressaram grávidas. Em 2021 pelo menos dois casos de sequestros em escolas de regime de internado foram noticiados pela media internacional.

Em fevereiro de 2021, 42 pessoas, incluindo 27 alunos, foram raptados de uma escola, no centro do país, por um grupo armado, tendo os levado até a floresta, onde alguns terão escapado. Já em Maio, outro sequestro ocorreu, no centro-oeste da Nigéria, onde 80 alunos foram levados por um grupo armado.

Colunistas