Connect with us

Cultura

Ngonguita Diogo convidada para Festival Internacional de Poesia em Porto Rico

Published

on

A escritora e poetisa Ngonguita Diogo foi convidada para participar do Festival Internacional de Poesia em Porto Rico de 21 a 27 de Março de 2020.

Segundo o Assessor de Imprensa da escritora, Conceição Culeca, o convite foi formulado resultante da internacionalização da escritora e do reconhecimento do seu trabalho.

“Desde 2015 que Ngonguita Diogo têm vindo a participar de eventos internacionais e a conquistar mais leitores e admiradores na arte de declamar. É mais uma oportunidade que o mundo da poesia proporciona para hastear bem alto a nossa bandeira e dar a conhecer a força da poesia angolana”, conclui.

Conceição Culeca avançou ainda que neste XII Festival Internacional de Poesia em Porto Rico (FIPPR) participará, igualmente, em nome de Angola, o poeta Ermildo Panzo, angolano residente no Brasil.

Ngonguita Diogo é o pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, natural do Cuanza Norte. Tem sete livros publicados e um CD de Poemas musicalizados.  Foi a única representante do continente africano na VIII jornada internacional de mulheres escritoras em São José do Rio Preto/Brasil em 2015.

É membro da Academia de Letras do Brasil Diplomada Imortal em 2015; em 2016 foi diplomada ao “Grau Doutora em Filosofia Univérsica, Honoris Causa, CD 1 em Angola” pela mesma Academia; em 2017 ficou em segundo lugar no concurso de poesias – Elos Internacional com o poema ” No Miradouro do Elos”; em 2018 recebeu o Titulo de Comendadora da Ordem dos Benfeitores Culturais da Humanidade e o Prémio Caneta de Ouro 2018, pela Federação Brasileira dos Académico das Ciências, Letras e Artes, bem como  o Diploma de Mérito Cultural; é Membro da União dos Escritores Angolanos; da Liga Africana e do Movimento Lev’arte Angola.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *