Politica

Ngola Kabango quer “tomar de assalto” a liderança da FNLA, acusa Nimi-a-Nsimbi

Publicado

em

O presidente da FNLA, Nimi-a-Nsimbi disse esta quarta-feira, 01, em conferência de imprensa que o ex-líder histórico do partido, Ngola Kabango, “pretende destituir a actual liderança”.

Assim Ngola Kabango, de acordo com Nimi-a-Nsimbi, com a destituição forçada do presidente, pretende “tomar de assalto” a liderança da FNLA, legitimamente eleita no V Congresso do partido.

O político explicou que para tal preceito, Ngola Kabango tem protagonizado acções de desestabilização com a realização de actividades políticas e reuniões paralelas, promovendo militantes das províncias de Malange, Huíla, Uíge e Cabinda, com incentivo monetário para a criação de tensão no seio do partido.

De acordo ainda com Nimi-a-Nsimbi, o ex-líder Ngola Kabango tem desrespeitado publicamente o presidente eleito e os órgãos do partido proferindo declarações ofensivas que colocam em causa a honra e a dignidade dos militantes da FNLA.

Comprovados os factos, Nimi-a-Nsimbi que apelou a calma no seio da massa militante do partido fundado por Álvaro Holden Roberto, anunciou a suspensão de Ngola Kabango de todas as funções na FNLA.

A Rádio Correio da Kianda tem envidado esforços no sentido de trazer a reacção de Ngola Kabango tão breve possível em torno do anúncio da sua suspensão no partido.

Porém, vale recordar que no último fim-de-semana em entrevista exclusiva a esta emissora, Ngola Kabango afastou qualquer intenção de destituir o presidente, Nimi-a-Nsimbi, apesar de se mostrar preocupado com o estado de letargia que se encontra a FNLA.

Entretanto em reacção, o antigo Secretário Nacional da JFNLA e ex-porta-voz do partido dos irmãos, Joveth de Sousa, considerou o anúncio da suspensão de Ngola Kabango como uma utopia, pelo facto de à luz dos estatutos, a suspensão ser uma medida exclusiva do Comité Central, depois de uma resolução de uma comissão adock instaurada para apurar a gravidade do acto cometido.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version