Politica
Nepotismo no MPLA deve ser denunciado e corrigido, diz João Lourenço
“Os nossos camaradas Primeiros Secretários dos CAPs merecem todo o nosso respeito e consideração pelo trabalho que realizam, sem a preocupação do mediatismo que as câmaras fotográficas e a televisão proporcionariam caso acompanhassem o seu trabalho, mesmo assim continuam a realizar seu trabalho de forma incansável”.
João Lourenço fez esta afirmação durante o encontro com os Primeiros Secretários dos Comités de Acção do MPLA, que decorre no Centro de Conferências de Belas, em Luanda.
O líder dos camaradas reconheceu o trabalho que tem sido desenvolvido pelos Comités de Acção, mas apontou que “na hora de preencher as vagas nos órgãos hierarquicamente superiores, no Partido e no Governo, não são tidos, por causa de tráfico de influências dos que já tem cargos de direcção que privilegiam familiares e amigos em detrimento da competência”.
“Nas ocasiões em que precisamos de preencher vagas nas direcções do partido nos mais diversos escalões até ao Comité Central, muitos destes camaradas são preteridos a favor de outros que, com jogos de influência, amparados por alguns que já são membros da Direcção, acabam por conseguir de forma desmerecida as vagas por preencher”, acusou, João Lourenço.
O Presidente do MPLA prosseguiu dizendo que “esta situação deve ser sempre denunciada e corrigida, pela necessidade de haver maior lisura, honestidade e justiça nos processos de renovação de mandatos em todos os escalões da hierarquia do partido”.
A reunião inédita decorre sob lema: “Todos para as bases, todos para as comunidades”.
O encontro está a analisar assuntos relacionados com a vida do partido e do país e junta mais de 2.500 participantes.