Connect with us

Politica

“Nenhum indivíduo ou instituição está acima da lei” – IGAE

Published

on

“No coração de nossas missões está a crença fundamental de que nenhum indivíduo ou instituição está acima da lei”, considerou esta terça-feira, 24, o inspector-geral da Administração do Estado.

Ângelo da Veiga Tavares fez esta declaração na 13ª reunião do Comité Director do Fórum das Inspecções Gerais dos Estados de África e Instituições Similares (FIGE), que decorreu até hoje, na República do Djibuti.

“Em um mundo onde a confiança nas instituições está em jogo, o nosso papel é mais crucial do que nunca. Cabe a nós iluminar os cantos escuros, desafiar o status quo e garantir que a voz dos cidadãos seja ouvida, disse e acrescentou que “devemos ser incansáveis na nossa busca pela verdade e inabaláveis na nossa determinação de fazer a diferença”.

O FIGE é uma organização pan-africana criada no Djibuti, em 2006, com sede na sua capital. Tem como missão desenvolver o trabalho das Inspecçōes Gerais dos Estados de África, a investigação, a auditoria e a avaliação de políticas públicas, bem como a implementação de padrões inspectivos adaptáveis às exigências do nosso tempo.

“Durante o meu consulado procurarei encetar laços com as inspeções gerais da região austral e dos PALOPS afim aderirem a nossa organização para aumentar o grau de alcance e representatividade a nível continental”, garantiu, o também vice-presidente do órgão.

De ressaltar, que Angola vai ocupar a presidência do Fórum das Inspecções Gerais do Estado de África e Instituições Similares (FIGE), no próximo ano, no decurso da Assembleia Geral, que irá decorrer em Luanda, em Outubro de 2024.