Politica
Nem Dezembro, nem Abril de 2019 CC do MPLA sem consenso
Terminou a 5 sessão ordinária do Comité Central do MPLA, que decorreu hoje no complexo turístico Futungo II.
Na abertura o Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, propôs a realização, em Dezembro deste ano ou Abril de 2019, do congresso extraordinário que vai resolver a questão da liderança do partido.
Entretanto, o comunicado final da reunião, lido a instantes pelo porta-voz, Norberto Garcia, indica que os membros do CC do MPLA não chegaram a consenso quanto as propostas apresentadas por José Eduardo dos Santos para a realização do congresso. O assunto foi remetido para reflexões em reuniões de cúpula que deverão ser realizadas nos próximos meses.
Esta semana, a questão da eventual saída do presidente do partido foi fortemente discutida nas redes sociais.
De acordo com informações postas a circular, alguns membros do Bureaux Político teriam questionado, na sua reunião de segunda-feira, o Presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, sobre quando passaria a direcção do partido ao Vice-Presidente, João Lourenço, para acabar com “a bicefalia que se regista na condução do Estado e do partido”.
A esse respeito, o MPLA negou, terça-feira, a existência de clivagens internas graves, numa nota de esclarecimento distribuída à comunicação social, dando conta que a informação provém de “indivíduos eivados de má-fé”.
O Correio da kianda poderá trazer mais detalhes sobre este assunto nos proximos dias