Connect with us

Politica

Nelson Pestana assume vice-presidência do Bloco Democrático

Published

on

Nelson Guerra Pestana assume a vice-presidência do Bloco Democrático, em substituição de Justino Pinto de Andrade, que teve que suspender a militância activa, juntamente com Luís do Nascimento, por terem sido eleitos deputados pela lista da UNITA, nas últimas eleições de 24 de Agosto.

De recordar que Justino Pinto de Andrade compôs a Frente Patriótica Unida (FPU), ao lado de Abel Chivukuvku e Adalberto Costa Júnior, que garantiu a vitória, pelo menos em Luanda para o maior partido na oposição.

“Por força da Lei, um deputado eleito pela lista de um partido não pode ser militante de outra formação política”, disse o secretário-geral do Bloco Democrático, Muata Sebastião, em declarações ao Novo Jornal.

O secretário-geral do BD destacou que a suspensão de Justino Pinto de Andrade vigora apenas durante esta legislatura, que termina em 2027, deixando em aberto a possibilidade do retorno do político após isso.

A reunião do Bloco Democrático ocorreu de 26 a 30 de Janeiro, em Benguela, e serviu também para aprovação do plano estratégico desta formação política para os próximos cinco anos.