Connect with us

Diversos

Nelito Ekuikui nomeado como primeiro secretário da UNITA em Luanda

Published

on

O novo Presidente da UNITA, eleito no décimo terceiro congresso daquele partido, já tem a sua equipa constituída, e como surpresa, nomeou alguns dos seus adversários da corrida ao cadeirão máximo da UNITA.

O sucessor de Isaías Samakuva, conta apartir de agora com um executivo de 32 membros, com destaque a Abilio Kamalata Numa, um dos candidatos vencido no dêcimo terceiro congresso do galo negro, e que agora vai ocupar o cargo de secretário para os antigos combatentes.

Dos nomeados, outro destaque recai para o secretário regional de Luanda, Manuel Armando da Costa ” Nelito Ekuikui” que pela confiança de Adalberto Costa Júnior, foi nomeado a primeiro secretário do Partido em Luanda.

De vinte e oito anos de idade, licenciado em Direito, Nelito Ekukui é o mais jovem deputado pela bancada parlamentar da UNITA na Assembleia Nacional , e os seus trabalhos pelo partido nos últimos tempos, enquanto secretário regional, tem sido notabilizado e enaltecido por várias franjas da sociedade. Numa entrevista feita ao Correio da Kianda recentemente, Ekuikui, enquanto político, mostrou-se preocupado com a actual situação socio-economica que o País vive , e defendeu a implementação de políticas mais inclusivas para que se possa acabar com as assimetrias regionais.

Também fazem parte da nova direcção Arlete Chimbinda e Simão Dembo, como 1º e 2º vices presidentes, Álvaro Daniel como secretário-geral, Virgílio Samussongo  e Lázaro Kakukinha como secretários-gerais adjuntos.

Do elenco directivo fazem parte figuras históricas como Marcial Dachala, para o cargo de Secretário Nacional para Comunicação e Marketing e porta-voz do partido, e Abílio Kamalata Numa nomeado Secretário para os Antigos Combatentes e Desmobilizados.

Para os Assuntos Eleitorais foi nomeado Faustino Mumbika, enquanto Anastácio Ruben Sicato ocupa a pasta da Saúde. Silvestre Gabriel Samy fo nomeado secretário da presidência e chefe do grupo técnico para as autarquias.

O antigo vice-presidente Raul Danda foi nomeado 1º ministro do governo sombra, enquanto Eugénio Manuvakola é o representante na Comissão de Homenagem as Vítimas dos Conflitos Políticos.

Foram igualmente nomeados quatro novos secretários provinciais, do Bengo (Armando Ndenguembuale), do Huambo  (Alcino Kuvalela) e da Lunda Sul (Salvador Chiyesso).