Politica
Nelito Ekuikui chama Tomás Bica e Auxílio Jacob de “servidores públicos despreparados”
O deputado da UNITA, Nelito Ekuikui, considera o conflito que envolve os administradores de Cacuaco e do Cazenga, na gestão do mercado do Kikolo, como “um teatro bem ensaiado”.
Na sua página no Facebook, Nelito Ekuikui, sem mencionar nomes dos dois, considerou ambos como “despreparados”.
“Foi de roer o coração ver dois administradores municipais lutarem pela gestão dos emolumentos pagos pelos comerciantes que fazem a vida no mercado do Kikolo. Ficou claro com este teatro bem ensaiado pelos dois, que não estão preparados para servir ao povo, apenas preparados para servir os seus egos e interesses particulares”, escreveu, o deputado da UNITA, acrescentando que: “Luanda enfrenta problemas básicos ao nível destes dois municípios e vemos os seus titulares numa luta que visa tão somente o controlo de um dos maiores mercados desta parcela da nossa Capital”, lamenta.
A gestão do maior mercado a céu aberto de Luanda há muito que vem sendo alvo do “apetite” dos dois administradores municipais, desde que foram nomeados, chegando, nestes últimos dias, ao ponto de os dois ameaçarem-se.
Informações obtidas pelo Correio da Kianda por meio de funcionários da administração do mercado em referência, revelam que diariamente o mercado do Kikolo chega a arrecadar mais de 4 milhões de kwanzas, por meio de cobranças de taxa aos vendedores. Valor milionário, apontado por muitos cidadãos que acompanham a guerra entre os dois administradores, como estando na base da disputa do mercado.
Enquanto os administradores do Cazenga e Cacuaco ameaçam até mesmo partirem para a agressão física devido a disputa pelo Mercado do Kikolo, os vendedores que lá estão instalados procuram soluções para os seus problemas reais que vão muito além da disputa política.
Por: Dumbo António