Connect with us

Desporto

Neide Dias não estava apurada para os Jogos Olímpicos, diz COA

Published

on

Numa nota enviada à redacção do Correio da Kianda, o  Comité Olímpico Angolano demarca-se de responsabilidades sobre a não participação de Neide Dias nos Jogos Olímpicos de Tóquio e alega que a mesma não chegou a ser apurada para estar na competição.

O COA responde, assim, a publicação feita pela atleta de que a sua ausência na competição seria por responsabilidade do Comité Olímpico Angolano e a orientação da ministra da Juventude e Desportos que pediu um esclarecimento sob escrito ao Comité.

Veja abaixo o comunicado:

Tendo largamente difundido pela comunicação e nas redes sociais informações erróneas sobre a não participação da atleta Neide Dias, aos Jogos Olímpicos pela presente levamos ao esclarecimento público:

1 – A atleta Neide Dias não se apurou para os Jogos Olímpicos

  1. a) Apuramento aos Jogos é feito através da obtenção de mínimos olímpicos que a atleta não alcançou
  2. b) Não tendo alcançado os mínimos olímpicos a atleta pode ser convidada a participar nos referidos jogos, convite esse que depende exclusivamente da Federação Internacional de Atletismo

2 – Não corresponde à verdade que a atleta não foi inscrita, nos Jogos Olímpicos. A mesma foi inscrita provisoriamente, devido a ausência de passaporte válido e outras informações à data inexistentes, em Março de 2021, com o número de inscrição 1429402 atribuído pelo Comité Organizador, como se pode constatar na folha publicada abaixo contendo o registo da atleta e a referência “NO”, contrastando com a do atleta Aveni Reid (QLF) qualificados/apurado.

3 – A Federação Internacional de Atletismo à semelhança da Federação Internacional de Natação quando convida atletas, fá-lo preferencialmente a atletas que compitam em distâncias mais curtas, onde se nota menos o desnível entre atletas de topo e os demais sem mínimos olímpicos.

4 – A Federação Angolana de Atletismo forneceu ao Comité Olimpico o nome de dois atletas para serem inscritos e habilitarem-se ao convite da respectiva federação Internacional.

5 – A atleta Neide Dias, que compete nos 1500 metros, foi preterida pela Federação Internacional de Atletismo em detrimento do atleta Aveni Reid, dos 100 metros.

Luanda aos 14 Julho de 2021

Ministra pede explicação sobre ausência de Neide Dias nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (6)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD