Connect with us

Mundo

Negociações entre Israel e Hamas decorrem sob forte pressão

Published

on

Os representantes de Israel e Hamas que tinham pedido 48 horas para analisar o projecto de cessar-fogo apresentado domingo último pelos mediadores, até esta quinta-feira ambos os lados sob forte pressão, nenhuma das partes parece querer abandonar a mesa das negociações em primeiro lugar.

O plano apresentado no Cairo pelos mediadores norte-americanos, egípcios e qataris prevê inicialmente uma trégua de seis semanas, uma troca de reféns israelitas e de centenas de prisioneiros palestinianos, um aumento da ajuda humanitária e o regresso dos habitantes do norte da Faixa de Gaza deslocados pela guerra, segundo fonte do grupo islamita palestiniano Hamas.

A proposta era que todos os reféns seriam libertados, bem como um número desconhecido de prisioneiros palestinianos. O exército abandonaria completamente Gaza e levantaria o cerco imposto ao território depois de o Hamas ter tomado o poder em 2007.

Desde domingo último tem havido uma sucessão de anúncios não oficiais e muitas vezes contraditórios a propósito dos desenvolvimentos das negociações.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.